IPD é tradução livre de Entrega Integrada de Projetos e representa um método de trabalho colaborativo intersetorial.
Esse conceito, que envolve design, engenharia e produção, consiste em aproveitar o talento de todos os profissionais envolvidos na obra para produzir um resultado de qualidade. O IPD é uma das formas de inovação da área.
Essa união entre diferentes setores tem o objetivo de aumentar a qualidade do imóvel entregue ao proprietário. Além disso, esse método consiste em reduzir o desperdício de materiais e aplicar a eficiência como uma prática em todas as fases do projeto até a entrega.
O Integrated Project Delivery surgiu nos Estados Unidos como uma saída ao aumento da pressão para a diminuição dos custos de construção e prever todos os investimentos que o imóvel necessita.
Na prática, os ganhos da aplicação do IPD são extensos. Menores custos, mais eficiência e rapidez na entrega e melhora da qualidade no design e arquitetura das edificações são apenas algumas das vantagens obtidas pela aplicação do IPD.
Outros benefícios importantes que o conceito IPD aplica no canteiro de obras:
É feita em conjunto, ou seja, tudo é decidido em equipe. Essa união de importantes protagonistas da obra (engenheiros, arquitetos, designers) resulta na consolidação de objetivos em comum que são estipulados em prol da entrega mais rápida e de um produto de qualidade.
As equipes também compartilham as responsabilidades por todo o projeto. Isso representa que os riscos são compartilhados e as recompensas também.
Utilização do conjunto de habilidades de toda a equipe para atingir essas metas compartilhadas. Isso garante uma melhora na eficiência e na qualidade dos resultados.
A duração do projeto costuma ser menor por conta da integração e do trabalho intersetorial.